Viralizar mais rápido do que o novo coronavírus. Essa é a proposta de uma campanha criada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) mineira Embaixadores da Educação para levar informações e instruções sobre cuidados a alunos de escolas públicas de todo o Brasil. O Desafio#ForaCoronaVirus propõe aos adolescentes a criação de conteúdos para redes sociais sobre a prevenção contra o vírus.
Alunos entre o sexto ano do ensino fundamental e o terceiro do ensino médio são convidados a criar conteúdos informativos e criativos sobre como evitar a Covid-19 e a divulgá-los no Instagram, no Tiktok e no Twitter. O material pode ser vídeo, foto, meme ou infográfico.
Além de ajudar na conscientização, o desafio funciona como concurso cultural, e os melhores serão premiados. Os participantes concorrem a prêmios como bolsas de estudo e um iPhone de última geração.
Segundo uma das idealizadoras do desafio e fundadora da Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, a pandemia levou a ONG a pensar novas formas de continuar o trabalho. “O nosso objetivo é formar os jovens de escolas públicas para que eles sempre se coloquem no lugar de solução e se proponham a ajudar a resolver desafios sociais, e, quando veio o coronavírus, pensando nos desafios das comunidades com menos recursos nesse contexto, resolvemos criar essa iniciativa usando as redes sociais”, diz.
Solidariedade
A estudante Evelyn Santos, 15, mora em Sabará e entrou na onda do desafio. Ela publicou um vídeo no qual aparece cantando um rap em que ensina como se prevenir do vírus. A estudante diz que o desafio é muito importante para ajudar as pessoas que não têm tanto acesso a informação sobre os cuidados necessários.
“Para mim está sendo bem tranquilo. Eu consigo me previnir, mas outras pessoas não têm tanto recurso, e o desafio ajuda a aumentar a visibilidade da prevenção”, conta Evelyn.
Divulgação
A estratégia da ONG é usar influenciadores digitais e a força das redes sociais com maior apelo entre a geração Z para divulgar a campanha. O Tiktok transformou o Desafio#ForaCoronaVirus em uma campanha oficial da plataforma, e vários youtubers com grande audiênciase se mobilizaram para divulgar os trabalhos dos jovens. “O principal desafio para levar conscientização para a geração Z é produzir conteúdo na linguagem deles. Por isso pensamos nesse formato, porque ninguém melhor para falar a língua deles do que eles mesmos”, explica Guilhermina.
Para participar, o aluno deve produzir um conteúdo educativo, sendo foto, vídeo, meme ou infográfico, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção contra o coronavírus. Em seguida, o conteúdo deve ser postado no Instagram, TikTok ou Twitter (no feed) com a hashtag #ForaCoronaVirus, marcando o perfil @embaixadoresedu. O conteúdo deve ser enviado pelo site (www.foracoronavirus.com.br) e estar disponível no perfil até o fim da campanha. As postagens serão analisadas por uma comissão de avaliação, e serão premiados os conteúdos mais criativos, informativos e com maior repercussão.
- Inscrições de trabalhos vão até o dia 30 de maio em www.foracoronavírus.com.br